O Bloco Brasil é um movimento popular que se iniciou em 2015 com o intuito de combater a corrupção e os desmandos de governos antidemocráticos, os quais insistem em desrespeitar o povo, por meio da organização e da execução de protestos e manifestações pacíficas, sempre regados a muito batuque e animação.

Uma vez que o Bloco Brasil possuía, então, uma vocação natural para a percussão, surgiu a excelente ideia de que fossem criadas e estruturadas Escolas de Percussão em diferentes cidades satélites de Brasília, com vistas a contribuir para a formação educacional, cultural e cívica de jovens, muitos deles abandonados pelo Estado, entregues à própria sorte e vivendo mesmo em situação de risco social.

Tal iniciativa se mostrou ainda mais acertada à medida que a música, indubitavelmente, contribui para estimular a coordenação motora e a concentração dos praticantes, além de reduzir a evasão escolar e melhorar significativamente o desempenho escolar dos alunos.

Desse modo, foi inaugurada, em outubro de 2016, a primeira Escola de Percussão do Bloco Brasil, em parceria com a Escola de Samba Lordes do Areal. Essa escola, conforme mostra a imagem que ilustra esta nota, já se encontra em pleno funcionamento.

Em março de 2017, serão inauguradas duas novas Escolas de Percussão, uma no Recanto das Emas e outra na Estrutural. A primeira será mantida em conjunto com a ALC – Associação de Líderes Comunitários do Recanto. A segunda será uma parceria com a Prefeitura da Estrutural.

Confira abaixo os detalhes sobre essas três primeiras escolas:

Escola de Percussão do Areal

Local: Centro de Educação Infantil Águas Claras (QS 11, Conj. R – Área Especial 1 – Areal)

Aulas: sábados, de 9h às 12h

Escola de Percussão do Recanto das Emas

Inauguração: 4/3

Local: Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU (Quadra 113, Lote 9 – Recanto das Emas)

Aulas: sábados, de 9h às 12h

Escola de Percussão da Estrutural

Inauguração: final de março (data a definir)

Local, dia(s) e horário(s) das aulas: a definir junto com a Prefeitura da Estrutural