Painel da Cidadania – Uma excelente iniciativa no coração de Brasília
.
O Painel da Cidadania é um programa que objetiva contribuir para a formação da cultura cidadã e fortalecer a democracia, por meio do debate político e do fomento aos canais de participação e à discussão de temas relevantes e importantes ao desenvolvimento da sociedade e à ampliação da cidadania, tais como políticas públicas, controle social e direitos sociais.
.
É importante que os cidadãos saibam o que acontece à sua volta, que participem e que fiscalizem as decisões tomadas pelos governantes, exercendo, assim, de forma consciente, a sua cidadania e o seu papel na sociedade. O projeto busca investir em ações de comunicação com textos e outras formas de participação popular, tais como debates e entrevistas, palestras, cursos de formação política, rodas de conversa, bate-papo, com a escolha de temas e debatedores feita pela própria população e com a participação de convidados.
.
Devido à importância da luta popular como instrumento de reivindicação e de promoção de conquistas sociais, no compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, o Painel da Cidadania realiza todo um trabalho de sensibilização, de qualificação e de empoderamento das comunidades menos assistidas.
.
Durante anos, os movimentos sociais – em especial o movimento popular – empreenderam esforços para atingir a concretização e a melhoria de políticas públicas que atendessem melhor às pessoas. No entanto, a falta de formação cidadã e comunitária os colocou em desvantagem no controle e na fiscalização das políticas públicas, bem como na negociação e no enfrentamento das questões sociais. Coloca-se, então, o desafio: o que fazer para reverter esse quadro?
.
O programa, com 30 minutos de duração, é apresentado pelo cientista político e sociólogo Rócio Barreto, gravado na produtora brasiliense Cia do Filme e exibido na TV Comunitária (canal 12 da NET), bem como no site e nas redes sociais. Entre as pautas, temas diversos como combate à corrupção, influência do rock na política, educação, voto obrigatório, reforma da Previdência etc.
.
Dia 10/7 (segunda-feira), às 21h30, será exibida uma entrevista exclusiva com o Auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Regis Machado, idealizador da iniciativa das “10 Medidas para Melhorar a Política”. O programa será reprisado na terça (11/7, às 0h30 e às 7h30), no sábado (15/7, às 9h30), no domingo (16/7, às 13h) e na segunda seguinte (17/7, às 7h30). Assista também no YouTube: https://youtu.be/z3dVQXgXglw .
.
.
Fontes: www.paineldacidadania.com.br, www.tvcomunitariadf.com